A partir desta terça-feira há um novo modelo da Nintendo Switch: o ecrã cresce das 6,2 para as 7 polegadas (a resolução mantém-se nos 1280×720 píxeis) e o painel passa a ser OLED, o que deverá traduzir-se em ganhos nas cores e contrastes. Mas estas não são as únicas novidades da nova Switch – a consola passa agora a ter 64 GB de armazenamento interno (em vez de 32 GB) e o suporte traseiro tem uma amplitude muito maior.
Outra novidade é a inclusão de uma porta de rede na doca que liga a consola ao televisor, permitindo, segundo a marca, “uma experiência de jogo online mais estável”. O sistema de áudio também foi melhorado, para otimizar a jogabilidade em modo portátil ou em modo de descanso (uso do suporte). Já sobre alterações noutros componentes, como o chip escolhido para alimentar a nova consola, a marca não revelou qualquer informação.
A resolução máxima de execução de jogos continua a ser Full HD/1080 p, quando ligada ao televisor, não se confirmando assim os rumores de uma versão que poderia executar jogos em Ultra HD/4K. Já a autonomia varia, segundo a marca, entre quatro horas e meia e nove horas, dependendo do jogo.
A Nintendo anunciou ainda que a nova Nintendo Switch vai ficar à venda nas lojas portuguesas no dia 8 de outubro, coincidindo assim com a data de lançamento do jogo Metroid Dread, um dos lançamentos mais antecipados para os utilizadores da Switch.
A Nintendo Switch OLED vai estar disponível também num novo esquema de cores – branco e preto – e no esquema original, com um Joy-Con laranja e outro azul. A tecnológica japonesa confirmou ainda que os Joy-Con das gerações anteriores da Switch são compatíveis com a nova consola, assim como quase todos os jogos – a única ressalva são os jogos Labo, que por a nova consola ser ligeiramente maior do que o modelo original, poderá não caber em todos os elementos de cartão desta série de jogos.
Como é norma na empresa, a Nintendo Portugal não anunciou um preço de venda para a nova Switch, algo que a marca deixa à responsabilidade dos retalhistas. Nos EUA, sabe-se que a consola vai custar 349 dólares, (cerca de 295 euros ao câmbio atual), 50 dólares a mais do que o preço da Switch original. Em Portugal, a Switch tem um preço de 329,99 euros desde o lançamento em 2017.
A Nintendo Switch OLED chegará ao mercado cerca de dois anos depois do lançamento da Nintendo Switch Lite, uma versão mais pequena e mais barata da Switch original. Todas as versões da consola já venderam mais de 84 milhões de unidades a nível global, desde o lançamento em 2017.