Os programadores de jogos para computador que publiquem as suas criações na loja online da Xbox vão passar a receber 88% das receitas, em vez dos atuais 70%. A decisão da Microsoft entra em vigor a partir de 1 de agosto e Matt Booty, direotr da Xbox Game Studios, considera que “faz sentido ser agora, com o nosso ‘empurrão’ revigorado no segmento de PC”.
Apesar de esta fórmula ser nova para a Xbox, recorde-se que a Epic já a aplica na sua loja de jogos desde 2018. Atualmente, a Epic e a Apple (que aplica ainda o modelo de 70/30) estão envolvidas numa batalha judicial que deve começar a ser julgada em maio precisamente sobre a forma de partilhar as receitas. A Epic considera que os 30% que a Apple cobra sobre todas as transações na App Store é uma exploração e que prejudica principalmente os developers mais pequenos e os jogadores.
A Apple, no documento apresentado em tribunal a 7 de abril, considera que “a Microsoft lançou o Xbox Live Marketplace em 2005, a Sony lançou a PlayStation Store em 2006 e a Nintendo lançou o Wii Shop Channel nesse mesmo ano. A maior parte destas plataformas, como o Steam, cobra uma comissão de 30%”. Com esta decisão da Microsoft, a Apple perde assim uma referência no seu caso, lembra o Engadget.
Para já, a mudança da Microsoft abrange apenas os programadores que criem jogos para computador e Booty não referiu qualquer informação sobre mudanças na fórmula de partilha nos jogos para a consola Xbox. De uma forma global, a empresa de Redmond está a procurar unificar os ecossistemas de jogos no PC e na consola, com funcionalidades DirectX 12 Ultimate a chegar à Xbox Series X e computador, como raytracing e outras.