A Google estima que haja dois mil milhões de utilizadores que jogam nos telemóveis e, desses, várias centenas de milhões dependem de aparelhos com pouca memória ou que se ligam a redes 2G ou 3G, o que aumenta os tempos de carregamento. Para melhorar a experiência de utilização desta população, a Area 120, uma equipa da Google, lançou o GameSnacks, uma plataforma que visa transformar os jogos HTML5 mais rápidos e que estes carreguem em menos tempo.
A Google estima que metade de todos os visitantes de páginas web desistem de o fazer se esta demorar mais de três segundos a carregar. Na demonstração que tem no seu site, a equipa da GameSnacks mostra que os jogos demoram três ou mesmo quatro vezes mais a carregar. Os programadores trabalharam então na forma de acelerar estes tempos de carregamento e o desempenho destes jogos web ao reduzir o tamanho da página HTML original e comprimir itens como scripts, imagens e sons.
Como exemplo, a equipa mostra Tower, um jogo qeu carrega em poucos segundos num aparelho com 1 GB de RAM ligado a uma rede 3G. Em condições normais, o tempo de carregamento podia ultrapassar os 12 segundos, explica o Tech Crunch.
A proposta da Area 120 passa por jogos casuais, que duram apenas alguns minutos, ideais para ocupar o tempo em filas, à espera do autocarro ou por uma consulta. O objetivo primordial são jogos para telemóvel, mas estes títulos podem ser usados em computadores também, com teclados e ratos.
Para já, estes títulos vão estar disponíveis através da Gojek na Indonésia, antes de chegar a outros países do sudeste asiático.