Nesta fase inicial, o sistema xCloud vai estar disponível em modo antecipado apenas para os jogos Gears 5, Halo 5: Guardians, Killer Instinct e Sea of Thieves. Kareem Choudhry, diretor de videojogos da Microsoft, explica que a “beta” pública é uma fase crítica para garantir uma experiência de streaming em escala e com qualidade e que «é tempo de colocar o Project xCloud em testes mais alargados, com vários jogadores, dispositivos, ambientes de rede e cenários em ambiente real».
O Project xCloud exige que o utilizador tenha um telefone ou tablet com Android 6.0, Bluetooth 4.0, conta Microsoft e um comando de Xbox One com Bluetooth. Agora, os utilizadores de Reino Unido, Coreia e EUA interessados podem registar-se para o acesso antecipado no site dedicado.
A expansão do catálogo e o alargamento da oferta com a entrada das operadoras móveis são dois dos passos seguintes, segundo o The Verge.
O Project xCloud visa permitir o streaming de jogos da Xbox na nuvem diretamente para os tablets ou smartphones Android, através de Wi-Fi ou rede móvel. Não há expetativa de quando irá acontecer o alargamento da fase de testes para outros mercados.