O The Darwin Project foi apresentando na conferência Microsoft E3. É o primeiro jogo do pequeno estúdio Scavengers e mistura um pouco de sobrevivência com jogos de arena como PlayerUnknown’s Battlegrounds ou The Culling, onde o objetivo é ser o último jogador com vida. O resultado final é um jogo de batalha numa arena ao estilo de Hunger Games.
Neste título multiplayer online, quando se inicia uma partida, os jogadores são colocados em cantos opostos de um mapa, apenas com um machado e um arco. No entanto, antes de se preocuparem uns com os outros, cada jogador tem de se preocupar com a sua própria sobrevivência. Um dos exemplos dados é a necessidade quase imediata de se construir uma fogueira para combater o frio.
O objetivo inicial é, assim, começar a arranjar recursos, quer seja a cortar árvores, investigar tendas e barracas ou a desbloquear caixotes, para começar a construir armadilhas, setas e outras utensílios necessários para se enfrentarem outros jogadores.
Para aqueles que tentam logo concentrar atenções sobre os seus inimigos, encontrar objetos que tenham sinais óbvios de terem sido utilizados ou mexidos por outro jogador são um bom indicador de que se está no caminho certo; para os jogadores ainda com poucos recursos, serve de bom aviso para mudarem de direcção, a menos que queiram tentar a sua sorte.
À semelhança do que acontece em PlayerUnknown’s Battlegrounds, o mapa vai sendo progressivamente reduzindo para, no final, forçar a batalha até à morte entre os últimos sobreviventes.
O jogo esta confirmado para Xbox One e PC e deverá sair no inicio de 2018, informa o Engadget.