John Hanke, o CEO da Niantic, já tinha afirmado que considera as apps de terceiros como uma forma de fazer batota e que a empresa iria trabalhar para que deixassem de funcionar. O primeiro passo parece ter sido dado este fim de semana, com uma atualização do jogo que tornou obsoletas algumas das apps preferidas da comunidade, como é o caso do Pokévision e do Poke Radar, entre outras, noticia o SlashGear.
Algumas apps de batota extorquem dinheiro dos utilizadores e providenciam uma vantagem desleal, mas no caso de Pokémon Go há aplicações que serviram para corrigir mesmo falhas do jogo, como é o caso dos trackers que não funcionam corretamente na versão oficial.
Nesta fase, as apps de terceiros ainda não se posicionaram oficialmente, mas é de esperar que comecem a criar alternativas para estarem novamente disponíveis para os utilizadores. Por outro lado, a Niantic corre o risco de hostilizar uma grande parte da comunidade de jogadores, se insistir em cortar estes acessos e não melhorar a experiência proporcionada.