O Dig Rush passa-se num cenário a preto e branco, onde só os inimigos, personagens e objetos aparecem a cores. Com esta configuração, o utilizador é obrigado a usar os dois olhos para conseguir ver. O objetivo da Ubisoft é que o jogo deva ser usado para ajudar a tratar pacientes com ambliopia, uma disfunção que afeta cerca de 3% da população mundial. O olho afetado não mostra qualquer anomalia ao nível da estrutura, mas não consegue ver a 100%. Esta disfunção também é conhecida por olho preguiçoso. Os utilizadores amblíopes só irão conseguir ver o cenário se fecharem um dos olhos ou só os objetos, se fecharem o outro.
Uma investigação da Universidade McGill concluiu que é possível melhorar a condição dos amblíopes se jogarem um outro jogo apenas uma hora por dia, em quatro a seis semanas.
A Ubisoft pretende que os utilizadores tenham acesso a um jogo divertido e que lhes dê vontade de jogar, enquanto corrigem a disfunção oftálmica.
O jogo será receitado por um médico e o utilizador terá de jogar num tablet prescrito e com o auxílio de óculos especiais. O Dig Rush será agora sujeito a testes clínicos para se aferir a viabilidade de ser comercializado.