O evento iniciou-se em Nova Iorque às 23h de Portugal. A Sony confirmou que a consola de nova geração começou a ser desenvolvida em 2008 e que vai ter um processador AMD Jaguar de oito núcleos x86 e um processador gráfico AMD Radeon com 1,84 Teraflops de potência. Não se conhecem muitos pormenores ainda, como a capacidade de armazenamento da consola, mas a CNet indica que vai ser possível jogar os jogos enquanto estão a ser descarregados da loja, por exemplo.
Unidade de Blu-ray, três portas USB 3.0, ligação 802.11 b/g/n, Bluetooth 2.1, porta HDMI e vídeo análogo AV-out são algumas das características já confirmadas pela informação divulgada aos jornalistas.
A Sony assegura que os jogos das PlayStation 1, 2 e 3 vão estar disponíveis apenas através de um serviço de streaming na PlayStation Cloud, recorrendo à tecnologia da Gaikai adquirida entretano. O comando DualShock 4 é uma das grandes novidades, com alguma da filosofia que foi aplicada no desenvolvimento da PS Vita e dos comandos Move. Desta feita, há um área sensível ao toque e que aceita cliques, um botão de partilha, uma entrada de jack 3,5 mm, Micro USB, ligação Bluetooth 2.1 e giroscópios e acelerómetros Sixaxis.
A partilha entre jogadores é melhorada nesta versão da consola. Há uma ferramenta que permite “pedir a ajuda” a um amigo ou outras em que convidamos os nossos contactos a ver-nos jogar e comentar o nosso desempenho. Sabe-se ainda que o jogo pode ser pausado bastando carregar no botão de Power. Ao voltar a carregar neste botão, o utilizador pode retomar a partida. Por fim, a Sony apresentou a funcionalidade Remote Play que permite continuar os jogos na PlayStation Vita, se a televisão da sala estiver a ser utilizada. Mais tarde, o utilizador pode retomar o jogo no televisor.
As vendas da nova consola da Sony devem começar em novembro, embora a Sony não tenha adiantado qualquer pormenor.