A mais recente edição do estudo da Marktest “Os Portugueses e as Redes Sociais” conclui que 91% dos portugueses recorrem às redes sociais para ver vídeos. Este ano, pela primeira vez, o Instagram destronou o YouTube como a plataforma preferida para o visionamento de vídeos. A diferença, no entanto, é mínima: 66,2% preferem ver no Instagram, enquanto 66,1% mantêm a preferência pelo YouTube.
O top cinco de plataformas fica completo com o Facebook (52% das referências), surgindo depois a alguma distância o TikTok e o WhatsApp, refere o comunicado de imprensa.
No que toca à tipologia de conteúdos consumidos em formato de vídeo, os utilizadores têm uma clara preferência pelo humor, seguindo-se os conteúdos musicais e de informação. Outro comportamento salientado no estudo é que praticamente metade (49,4%) dos utilizadores assume que partilha os vídeos depois de os ver.
O estudo da Marktest é realizado anualmente desde 2011 e pretende ajudar a conhecer os índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses. A edição deste ano conta com as repostas de 803 indivíduos com idades entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental.