4 de abril de 2022: Elon Musk compra 9,2% das ações do Twitter
Neste dia, o multimilionário torna-se no maior acionista da rede social e o então diretor executivo da empresa, Parag Agrawal, anuncia que Musk vai juntar-se como membro do conselho de administração da tecnológica. A 11 de abril, foi comunicado que, afinal, Musk já não iria para a administração. “É melhor assim”, justificou Agrawal.
14 de abril de 2022: Elon Musk anuncia intenção de comprar o Twitter
Em menos de duas semanas, Musk passa de mero utilizador do Twitter (um dos mais influentes) e potencial comprador de toda a rede social! O executivo apresentou uma proposta de 44 mil milhões de dólares para ficar com a totalidade das ações. Ao início, houve resistência da administração, que considerou a aquisição como “hostil”. Dias mais tarde, a 25 de abril, o Twitter, enquanto empresa, decide aceitar a oferta de compra.
17 de maio de 2022: Elon Musk recua na compra do Twitter
Menos de um mês após fazer uma proposta de aquisição, o também diretor executivo da Tesla e da SpaceX ameaça fazer cair o negócio. Tudo sob o pretexto de o Twitter ter alegadamente inflacionado o número de utilizadores da plataforma, com Musk a exigir saber quantos são robôs (bots). Seguem-se várias semanas nas quais o empresário sinaliza que não pretende levar o negócio avante e no dia 8 de junho deixa mesmo cair por terra a proposta. O Twitter respondeu com um processo em tribunal.
4 de outubro de 2022: Elon Musk compra mesmo o Twitter
Depois de várias semanas de jogos de bastidores para tentar evitar que o negócio se concretizasse, a ideia de que o tribunal acabaria por dar razão ao Twitter no processo instaurado contribuiu para que Musk avançasse, afinal, para a compra da rede social. O valor manteve-se: 44 mil milhões de dólares e o executivo teve, inclusive, que vender ações da Tesla para poder suportar a compra.
27 de outubro de 2022: Elon Musk assume controlo do Twitter
O momento ficará para sempre na memória de quem segue esta área: um vídeo publicado no Twitter mostra Elon Musk a entrar na sede da empresa, em São Francisco, com um lavatório (sink, em inglês) debaixo do braço. Na publicação lê-se a frase “Let that sink in” (levem o vosso tempo tempo a aceitar, em tradução livre). E começava aqui a grande revolução na empresa: Parag Agrawal, CEO, e outros executivos de topo foram despedidos nesse dia. Poucos dias depois, a 4 de novembro, quase metade dos trabalhadores do Twitter (mais de 3700 pessoas) foi despedida.
9 de novembro de 2022: Twitter Blue passa a custar €9,84/mês
Começam as grandes mexidas ao nível da rede social propriamente dita. O serviço de subscrição Blue, que custava cerca de cinco euros por mês, aumenta para 9,84 euros em Portugal. E aquela que era uma funcionalidade gratuita, a verificação de perfis, passa agora a ser exclusiva dos utilizadores que pagam o Twitter Blue. As alterações, no entanto, mostram-se polémicas e erráticas, com o Twitter a ter suspendido o sistema durante algum tempo. Só regressaria em pleno em dezembro desse ano.
19 de dezembro de 2022: Utilizadores votam para que Musk saia da liderança
Numa votação feita na rede social, Elon Musk perguntou se deveria manter-se à frente do Twitter ou abandonar o cargo e arranjar um substituto. Cerca de 57% das votações disseram que deveria sair e, no dia seguinte, Musk anunciou a intenção de entregar a liderança da tecnológica a outra pessoa.
3 de fevereiro de 2023: Twitter enfrenta torrente de mudanças
Sob a batuta de Elon Musk, o Twitter lança, cancela, relança e anuncia novas funcionalidades e serviços a um ritmo constante, muitas vezes diário, ao longo de várias semanas: a rede social anuncia que vai partilhar as receitas de publicidade com criadores de conteúdos verificados; passa a ser possível carregar vídeos com duas horas de duração na plataforma; aceder à API do Twitter passa a custar 5.000 dólares por mês, entre outras novidades. Pelo meio, surgem também vários relatos de que o Twitter deixou contas por pagar, desde escritórios a serviços de cloud de empresas como a Google, bloqueou contas de utilizadores, limitou o acesso a links de plataformas concorrentes e continuou a despedir trabalhadores.
6 de junho de 2023: Linda Yaccarino é a nova diretora executiva do Twitter
Musk prometeu, Musk cumpriu. A liderança do Twitter passou neste dia a ser feita por Linda Yaccarino, norte-americana que até então liderava a área de publicidade e parcerias do grupo NBCUniversal.
24 de julho de 2023: X é o novo nome da rede social
É o início do fim do nome Twitter, assim como do logotipo do pássaro azul, para a rede social. Numa mudança repentina, a empresa iniciou um processo de alteração da imagem gráfica da plataforma nas suas diferentes versões (web e aplicações móveis). A mudança é justificada com a vontade, segundo a CEO da empresa, em transformar a plataforma em algo muito mais do que uma rede social, incluindo também serviços de áudio, vídeo, mensagens instantâneas e pagamentos. “Alimentada através de Inteligência Artificial, a X vai ligar-nos a todos de formas que ainda só agora estamos a começar a imaginar”, anunciou Yaccarino.