A Zoom cresceu exponencialmente nestes tempos de pandemia, num percurso nem sempre pacífico. Agora, a empresa está a apresentar várias novidades durante a Zoomtopia, um evento que decorre hoje e amanhã. No que toca a segurança e privacidade, a empresa confirma que a encriptação ponto-a-ponto (E2EE) vai começar a ser disponibilizada a partir da próxima semana, o que irá permitir comunicações mais seguras, com as chaves de encriptação a não passarem pelos servidores da empresa. Os utilizadores vão ter de atualizar o cliente que usam para aceder ao serviço e ativar o suporte E2EE na sua conta.
OnZoom
A Zoom pretende ser também palco para eventos pagos. A nova plataforma OnZoom vai permitir realizar eventos únicos ou recorrentes, com até 100 ou 1000 participantes, dependendo do tipo de conta do anfitrião. Este host, por exemplo, uma entidade sem fins lucrativos, uma escola de yoga ou um organizador profissional de eventos, vai poder vender bilhetes diretamente na plataforma OnZoom, com as opções de pagamento por PayPal ou cartão de crédito. A empresa está a trabalhar para começar a aceitar outras formas de pagamento num futuro próximo, mas já é possível a transferência de fundos para caridade via Pledgling.
Zapps
Outra novidade apresentada hoje é o mercado de apps integradas. As Zapps são aplicações de terceiros que irão aparecer durante a sessão de Zoom, seja uma reunião, um webinar, uma chamada ou mesmo no diretório de contatos. “As Zapps vão ajudar a mostrar todas as aplicações de que precisa para ser produtivo e permitir o fluxo livre de informação entre equipas antes, durante e depois da reunião”, explica a Zoom.
A utilização das aplicações pode ser feita através de partilha de ecrã, mas, para uma colaboração verdadeiramente em tempo real, podem ser acedidas ao mesmo tempo pelos participantes da sessão.
Numa primeira fase, estarão disponíveis aplicações de Asana, Atlassian, Dropbox, Hubspot, Slack, SurveyMonkey, Wrike ou Zendesk, entre outros.
Siga a Zoomtopia aqui.