Jordan Wildon, da publicação alemã Deutsche Welle, descobriu que a funcionalidade de convidar alguém para se juntar a um grupo de WhatsApp através de um link faz com que esse grupo seja indexado nos motores de busca, como o Google.
Pelo que se percebe, apenas os grupos que tenham a funcionalidade de convite via link é que podem ser encontrados desta forma e, segundo a programadora Jane Manchun Wong, havia mais de 470 mil resultados a aparecer no motor de pesquisa devido a um erro de configuração da funcionalidade de conversa em grupo do WhatsApp. Segundo a programadora, a solução para evitar que estes grupos aparecessem publicamente também é simples. Desta forma, o link não seria ‘visto’ pelos motores de busca e permaneceria acessível apenas para quem tivesse acesso ao local onde foi publicado.
O WhatsApp reconhece a situação e encoraja os utilizadores a não divulgarem publicamente os links dos grupos privados: “Os administradores de grupos no WhatsApp podem convidar qualquer utilizador para fazer parte desse grupo compartilhando um link. Como todos os conteúdos compartilhados em canais públicos pesquisáveis, os links de convites publicados na Internet podem ser encontrados por outros utilizadores. Os links que os utilizadores desejam partilhar em particular com pessoas que conhecem e em quem confiam não devem ser publicados num site acessível ao público”, referiu a tecnológica, citada pela publicação Vice.
O risco é que basta um utilizador do grupo partilhar publicamente o link para comprometer a segurança e privacidade de todos os restantes, sem que estes se apercebam.