Evan Spiegel colocou a Snapchat a rivalizar com gigantes tecnológicos das redes sociais e acredita que a TikTok, a plataforma de vídeos curtos criada na China, vai ser a próxima grande moda. Segundo Spiegel, um fã assumido da TikTok, esta rede social tem o potencial para destronar o Instagram como terceira maior aplicação social do mundo.
«Os media social na sua construção original são sobre o estatuto, representam quem somos, servem para mostrar às pessoas que somos fixes, obtermos comentários e “gostos” e esse tipo de coisas», disse Spiegel durante uma palestra na Digital Life Design. No caso da TikTok, «as pessoas que passam horas a aprender uma nova dança ou a pensar sobre novas formas criativas de contar uma história estão a fazer media para entreter outras pessoas» e esta poderá ser a chave para destronar o Instagram. Spiegel acredita que esta ultrapassagem vai ser possível porque o conteúdo oferecido é baseado no talento e que pode ser mais interessante do que o conteúdo baseado em estatuto.
Em 2019, o TikTok foi mais descarregado do que o Instagram e a rede social que faz parte do grupo do Facebook abrandou o crescimento para um ritmo de um dígito apenas, pela primeira vez desde 2010.