As versões para dispositivos móveis dos sites de algumas das maiores empresas portuguesas demoram, em média, 11 segundos a carregar – um valor que é quatro vezes superior aos três segundos recomendados pela Google. A análise, feita pela empresa Karma Network, mostra que as empresas em Portugal podem estar a perder oportunidades de negócio devido a uma otimização dos websites abaixo do desejável.
De acordo com a análise, feita por setores de atividade, os piores tempos de carregamento pertencem às empresas de telecomunicações e energia, com 12,96 segundos, seguido das empresas de seguros com um tempo de carregamento médio de 12,8 segundos. A meio da tabela fica o setor da banca e crédito, cujas páginas demoram 10,55 segundos a carregar. Já do lado “positivo” ficam as áreas da moda e retalho (9,96 segundos) e do turismo e transportes (8,99 segundos).
No total, foram analisados 34 sites, entre setembro e outubro, tendo sido feitas três medições do índice de velocidade de acordo com a ferramenta Google PageSpeed Insights para definir o ranking. Por comparação, a média de carregamento de sites para dispositivos móveis no Reino Unido é de seis segundos.
Um estudo da Google, publicado em 2015, estimava que um segundo a mais no carregamento de uma página web podia resultar numa quebra de 21% no sucesso da taxa de conversão de um novo cliente. E 79% dos utilizadores dizem que não voltariam a comprar num site com um fraco desempenho.
«O digital é, cada vez mais, o principal campo de batalha para muitas empresas, que nele tentam obter a sua vantagem competitiva. Para se destacarem e acompanharem o ritmo num mercado global altamente competitivo, as empresas portuguesas têm que acelerar o passo e apostar numa experiência online verdadeiramente distintiva, o que começa pela velocidade de carregamento dos seus websites», analisa Rui Correia Nunes, diretor executivo da Karma Network, em comunicado.
Veja, em baixo, uma infografia que mostra as principais conclusões da análise da Karma Network.
