Mark Zuckerberg tem planos para “arrumar a casa”. Durante a conferência F8, que teve lugar, em San José, Califórnia, de 30 de abril a 1 de maio, o CEO da Facebook anunciou que quer tornar as redes sociais numa espécie de local seguro para os utilizadores interagirem e expressarem os sentimentos de forma segura. Na conferência foram também anunciadas novidades para a WhatsApp, Messenger, Instagram e AR/VR.
Descubra aqui como vai ser o novo figurino da maior das redes sociais:
- Vai ser mais fácil conectar com uma paixão através do Facebook Dating, uma opção que permite aos utilizadores encontrarem pares compatíveis nas suas comunidades, eventos, grupos e amigos de amigos. Esta funcionalidade, que pode já ser utilizada na Colômbia, Tailândia, Argentina e México, vai passar a estar disponível em 14 novos países, nomeadamente, as Filipinas, Vietname, Singapura, Malásia, Laos, Brasil, Perú, Chile, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai, Guiana e Suriname.
- Dentro do campo amoroso, vai haver também a Secret Crush, uma opção que permite aos utilizadores indicarem o Facebook potenciais candidatos a serem donos dos seus corações. Basta o utilizador selecionar até nove pessoas dentro do seu círculo de amigos, em quem tiver interesse, e a Facebook dará um alerta às pessoas em causa, caso estas tenham aderido ao Facebook Dating. No melhor dos casos, se a correspondência for mútua, a Facebook vai arranjar forma de ambos os utilizadores entrarem em contacto. No caso de não ser recíproco, a Facebook nunca transmitirá à pessoa que foi indicada como possível parceiro, que alguém na sua lista de amigos tem interesse amoroso por si.
- Estabelecer contacto com mais pessoas através da opção Meet New Friends, que vai ajudar os utilizadores a fazer novas amizades com pessoas que partilham as mesmas comunidades, por exemplo: escolas, locais de trabalho ou cidades. Esta opção pode ser ativada ou desativada consoante a abertura do utilizador a novas experiências sociais e só entrará em contacto com pessoas que tiverem esta opção ligada.
- Em breve os utilizadores poderão enviar artigos no Marketplace e fazer pagamentos diretamente através da Facebook, embora esta opção esteja para já disponível apenas nos Estados Unidos da América. Vai permitir aos vendedores terem um maior alcance de potenciais compradores e fazer transações com maior segurança.
- Um novo separador para eventos, que chegará já no Verão, que dará uma visão mais ampla do que acontece nas redondezas dos utilizadores, recomendará locais de interesse, dá a conhecer negócios locais e ajuda utilizadores que se conhecem a criar planos juntos.
- A app da Facebook contará ainda com um novo design da plataforma, que pretende ser mais intuitivo e será aplicada tanto em mobile como em browser. A plataforma terá um separador com um feed personalizado para descobrir e partilhar grupos (por exemplo: o Marketplace, Today in, Gaming e o Facebook Watch) e a Facebook irá disponibilizar um maior apoio a comunidades específicas, nomeadamente, grupos de suporte de saúde, nos quais os membros podem publicar questões e partilhar informações sem que o seu nome apareça numa publicação. Nos grupos de trabalho, haverá um novo modelo para empregadores publicarem vagas de emprego e falarem com candidatos ao trabalho que procuram, e nos grupos de jogos, os utilizadores poderão comunicar uns com os outros através de um chat. Por fim, a Facebook está a explorar novas formas de permitir aos compradores fazerem perguntas e pedidos durante as transmissões em direto que os vendedores fazem, para vender os seus produtos.
Consulte aqui a lista completa das novidades da Facebook.