As mensagens detetadas eram deixadas em vídeos com crianças e o algoritmo do YouTube acabava por recomendar outros vídeos com conteúdos semelhantes. Todos estes exibiam publicidade e acabou por ser criada uma «rede de pornografia infantil leve» em que a secção de comentários se tornava um local seguro para os pedófilos discutirem preferências sexuais e compartilhassem links para conteúdos de porno infantil. A polémica descoberta tornou-se pública há alguns dias, quando o YouTuber Matt Watson publicou um vídeo onde é detalhado este método. Como consequência, Disney, Epic e Nestlé suspenderam a publicidade na plataforma.
Agora, o YouTube anuncia que já foram encerrados mais de 400 canais nos últimos dias. A equipa de administradores publicou um comentário anunciando que foram apagadas dezenas de milhões de comentários também. Outra medida anunciada foi o reembolso de todas as empresas cujos anúncios apareceram nos vídeos afetados por estes comentários.
«Todos nós no YouTube estamos a trabalhar para resolver o problema» e «estamos a alargar a equipa para manter as pessoas seguras» são algumas das expressões usadas pelos administradores de comunidades do YouTube nos comentários publicados.