A eVotUM tem a estreia agendada para hoje. Entre as 9h30 e as 18h00, a plataforma de votação eletrónica criada na Universidade do Minho vai funcionar como principal suporte tecnológico das eleições para o Conselho Geral da Universidade do Minho.
A nova plataforma funciona num site específico da Internet e pressupõe o uso das credenciais de autenticação que os votantes usam no ambiente universitário.
Os votos podem ser feitos a partir de qualquer computador ligado à Internet, mas os mentores da nova plataforma garantem que o sistema desenvolvido pelos investigadores nortenhos é auditável e está apetrechado com as proteções necessárias para assegurar o anonimato do voto, bem como a confidencialidade e a integridade de todo o processo eleitoral.
«Esta solução foi desenvolvida seguindo as normas internacionais e usando as tecnologias mais modernas para garantir a segurança e confidencialidade do voto. Trata-se de uma funcionalidade que vem modernizar os processos eleitorais na UMinho, podendo ser utilizada em período de eleições, bem como na realização de referendos sobre assuntos relevantes para a comunidade», refere Luís Amaral, professor do Departamento de Sistemas de Informação e responsável pela conceção do sistema, no comunicado da Universidade do Minho.