A Avalanche foi usada para canalizar pelo menos 17 famílias de malware e estaria a operar desde 2009. O FBI anunciou que ocorreram detenções e buscas em cinco países e que mais de 50 servidores desta botnet foram colocados offline. Esta operação não tem precedentes e permitiu apreender mais de 800 mil domínios.
As autoridades estimam que as perdas financeiras associadas aos ataques de malware conduzidos pela Avalanche cheguem às centenas de milhões de dólares. No segundo trimestre de 2009, a botnet foi usada para 84 mil ataques, ou seja, mais de dois terços dos 127 mil registados, noticia o Ars Technica.
Os responsáveis pela botnet mexiam-se rapidamente e entre 2009 e 2010 conduziram várias ameaças à segurança online. No início da década, o número de ataques de phishing baixou porque se presume que os hackers se tenham virado para outras formas de obter lucro. Em 2012, por exemplo, a rede foi usada para espalhar malware que bloqueava o computador das vítimas, acusando-as de distribuição ilegal de pornografia e fazendo-se passar por um sistema de controlo das autoridades. O desbloqueio só seria feito após o pagamento de uma “multa”.
Espera-se que as autoridades partilhem mais detalhes sobre a operação na próxima semana.