
A KuantoKusta acaba de entrar no mercado de comparadores de preços de supermercados com o site Supermercados, mas em março já tínhamos dado a conhecer o MaisCarrinho, uma plataforma em fase de testes que também fornece este tipo de serviço e cujo lançamento oficial vai ocorrer em julho. Nessa altura, na conversa que a Exame Informática manteve com José Silva, Technical Lead do MaisCarrinho, foi-nos revelado que o KuantoKusta tinha abordado a MaisCarrinho para «conhecer um pouco melhor a equipa, tentar perceber a forma como operamos e dar-nos as boas vindas ao mercado». Foi isto que nos fez levantar a questão: seria o KuantoKusta Supermercados o resultado de uma parceria com o MaisCarrinho ou trata-se apenas de pura concorrência?
Contactámos as duas empresas e há um ponto em que ambas estão claramente de acordo: apesar das duas serem comparadores de preços de supermercados, há muitas diferenças nos serviços que disponibilizam aos consumidores. José Silva, da MaisCarrinho, começa por destacar que «fomos pioneiros, abrimos caminho e o normal é a concorrência aparecer», mas acrescenta: «A tecnologia que usamos no maiscarrinho.com é um salto quântico no que toca a comparadores em Portugal. Isso aplicava-se há dois meses atrás e aplica-se agora.» E avança com exemplos. Um deles é o facto de a sua plataforma ser responsiva e de contar com uma app já disponível para Android (chega a iOS na próxima semana) que permite pesquisar produtos através do código de barras. Ângelo Valente, gestor de produto do KuantoKusta Supermercados, confirma que, para já, a sua plataforma está apenas disponível em versão desktop, mas que estão «a trabalhar na versão tablet e smartphone e ainda numa app para que a comparação possa também ser feita dentro das próprias lojas ou ‘on the go’, algo que já é possível para produtos do site KuantoKusta».
Outra grande diferença está nos supermercados presentes em cada um dos comparadores: o MaisCarrinho disponibiliza os preços de Continente, Intermarché, Lidl, Pingo Doce e Jumbo; enquanto a KuantoKusta Supermercados conta com informação do Continente, Jumbo, Froiz, Supercor (El Corte Inglés), Intermarché e Amazonite. Contudo, Ângelo Valente espera que a situação venha a mudar rapidamente: «No caso do Pingo Doce e Lidl, assim como outros retalhistas, falta apenas que disponibilizem uma loja online ao consumidor. Assim que tal acontecer, o que acreditamos estar para breve, farão naturalmente parte do KuantoKusta Supermercados».
José Silva aborda também a sua visão da diferente estratégia seguida pelas duas empresas, referindo que a MaisCarrinho lança «projetos inovadores, originais, Blue Ocean, altamente tecnológicos e com modelos de negócio sustentados na realidade portuguesa e visionários no que toca à satisfação do consumidor. O KuantoKusta tem a sua estratégia própria, que pode até vir a ser melhor sucedida. Será no imediato, pois tem maior awareness da marca junto do grande público (são 11 anos). Mas isso não é tudo nem pode ser tudo! Representam aquilo que para nós pode ser considerado de copycat e terá o mérito que lhe for atribuído por isso – consulte o site mysupermarket.co.uk/, entre, descubra as diferenças para o KuantoKusta Supermercados e entenderá o que quero dizer».
Por sua vez, Ângelo Valente afirma: «Acreditamos que prestamos dois serviços bastante diferentes, o que não gera concorrência direta. O KuantoKusta Supermercados permite consultar promoções diárias em tempo real e/ou criar um carrinho de compras personalizado cujo valor final pode depois ser comparado em vários supermercados. Para isso, os campos de pesquisa são mais alargados e podem ser filtrados por categorias, tipo de produtos ou marcas. Por outro lado, apenas comparamos preços de retalhistas que dispõem de loja online. O MaisCarrinho dispõe de outros métodos e funcionalidades, prestando um serviço diferente ao consumidor. A utilização de um ou de outro serviço depende naturalmente dos objetivos do consumidor.»