O Google Translate pode ser usado para captar uma imagem com o telemóvel onde exista algo escrito e obter a tradução quase em tempo real. A funcionalidade surgiu na Google depois da aquisição da World Lens. O utilizador só tem de apontar a câmara e carregar no botão, obtendo assim as traduções de forma rápida e precisa.
A Google anunciou ontem a expansão para mais 27 idiomas, entre os quais o português, nas versões para Android e iOS. O segredo para a rapidez com que as traduções são produzidas prende-se com a utilização das redes neurais da Google e sabe-se que são possíveis algumas afinações que pemitem depois traduções de voz também.
Julie Cattiau, gestora de produto na Google Translate, explica ao Tech Crunch que a ferramenta não substitui a aprendizagem de um novo idioma e nem vai ensinar o utilizador a falar outra língua. No entanto, serve de assistente muitas vezes a estudantes e viajantes em países estrangeiros. A gestora explica que o Translate pode ainda ajudar na dicção de cada vocábulo e que agora, com base no feedback recolhido, é possível também ouvir a palavra traduzida mais devagar para se falar com a pronúncia correta.
Veja o vídeo de apresentação da ferramenta.