Manuel Honorato, líder da rede informática do Governo (CEGER), recorda que o alojamento num operador comercial «é uma opção que tem menos custos» que o alojamento que foi usado até à data e que recorria à infraestrutura governamental. Além dos custos, Manuel Honorato lembra que o alojamento num serviço externo à rede do governo também tem vantagens no que toca à operacionalidade da rede do Governo.
«O Portal do Governo costuma ser alvo de vários ataques. E por vezes esses ataques acabavam por ter impacto não só no Portal, mas também noutros serviços suportados pela rede informática do Governo», explicou à Exame Informática o líder do CEGER à margem de um evento sobre a versão 6 do Protocolo de Internet (IPv6).
O responsável pelo CEGER desvalorizou os potenciais riscos que a migração para um operador comercial possa ter para o Portal do Governo. «Toda a informação que está no Portal do Governo é pública. Trata-se de um portal apenas institucional», explicou numa alusão ao facto de o portal do executivo não transmitir dados sigilosos ou sensíveis, nem recolher dados de internautas ou profissionais do Estado ou da Administração Pública.
A Refer Telecom é uma empresa de telecomunicações e serviços na área da informática que pertence à Refer, a empresa que gere as infraestruturas ferroviárias.