O Facebook vai aprimorar os seus algoritmos para tentar reduzir a presença de posts do género “Não vai acreditar no que acontece a seguir!” no feed de notícias dos utilizadores.
Segundo a empresa, este tipo de posts consiste num título que encoraja as pessoas a clicar para ver mais, sem lhes dar muita informação sobre o que irão ver – uma prática conhecida por ‘clickbait’.
Para conseguir distinguir entre o que é spam e o que são posts legítimos, os responsáveis do Facebook vão recorrer à análise comportamental para averiguar o valor da notícia, revela o Tech Crunch. Assim, a empresa vai analisar aspetos como o tempo gasto na leitura de um artigo antes de regressar ao Facebook e o rácio de pessoas que carregam num link versus quantas o discutem e o partilham.
Portanto, se uma pessoa clicar num link e se aperceber que é algo que não interessa e regressar rapidamente ao Facebook, a rede social vai penalizar o link e dar-lhe menos importância no feed de notícias.
Além disso, o Facebook anunciou igualmente que vai passar a favorecer posts em que o link para o artigo é partilhado no texto, em vez de vir na legenda da foto.