Afinal, qual a probabilidade de sucesso de quem procura um site de encontros? A resposta começou a ser trabalhada pela revista Wired com a ajuda de dois sites especializados em romance: OkCupid e Match.com.
A análise dos conteúdos e dos perfis de homens e mulheres que recorrem a estes sites permitiu confirmar tendências e desmistificar ideias preconcebidas. Um exemplo dado pela Wired: não vale a pena dizer que os olhos são o seu ponto forte – é um cliché demasiado batido, que já ninguém valoriza.
Em contrapartida, as fotografias colocadas nos perfis fazem toda a diferença: nas mulheres, as selfies “caem melhor” que nos homens; e em qualquer dos casos é recomendado um olhar direto para a câmara e um sorriso que deixa entrever os dentes.
Nos desportos, destaque para o surf (que tem relações diretase e indiretas com três das cinco palavras mais usadas pelos utilizadores masculinos) e para o ioga (só suplantado por cidades como Londres e Nova Iorque nas listas de palavras mais usadas pelas utilizadoras de Match e OkCupid).
Os temas de conversa que exigem mais do intelecto e os termos que fogem ao estereótipo tendem a ser valorizados.
O estudo teve por amostra perfis de utilizadores dos EUA… e por isso poderá não se aplicar na totalidade a Portugal devido às diferenças culturais. O que não invalida uma última dica: evite falar da sua mãe e dos “ex” num site de encontros.
Na Wired, pode descobrir estas e outras dicas com maior nível de detalhe.