A Google anunciou que vai proceder a várias alterações na forma como são apresentados os resultados no maior motor de busca da Internet. A gigante de Mountain View confirmou que vai passar a separar os resultados patrocinados dos resultados que são apurados apenas e só com a intervenção dos algoritmos de pesquisa, informa a BBC. As alterações, que decorrem de um diferendo com as autoridades europeias, vão ser testadas durante um mês.
O rol de alterações contempla mais algumas medidas: a Google anunciou ainda que os resultados provenientes de outros serviços pertencentes ao grupo (YouTube, Google Maps, Google+, entre outros) passarão a ser identificados graficamente; e os resultados relacionados com os serviços da concorrência deverão ser apresentados junto dos resultados de serviços da Google.
Estas medidas foram anunciadas na sequência de uma investigação às práticas concorrenciais da Google na Comissão Europeia. As alterações dos resultados da Google vão ser testados durante um mês. Caso as reações sejam positivas e a Comissão Europeia as aceite, este modo de funcionamento entrará em vigor durante cinco anos.
«O objetivo deste processo é tentar chegar a um acordo que permita chegar a uma conclusão final no que toca à investigação anti-concorrência», refere Antoine Colombani, responsável pelas relações com a imprensa da Comissão de Concorrência da UE.
Os concorrentes da Google não se dão por satisfeitos por esta antecâmara de acordo entre Google e Comissão Europeia: «É notório que atribuir etiquetas não é solução para os problemas de concorrência que foram identificados. A Google deveria aplicar a mesma política de hierarquia de resultados a todos os sites», refere um comunicado do Initiative for a Competitive Marketplace (Icomp), grupo apoiado pela Microsoft com o objetivo de marcar uma posição junto das autoridades no que toca às políticas europeias no mercado digital.