
A Amazon está apostada em explorar o ainda incipiente mercado dos bens digitais… em segunda-mão. A maior livraria on-line garantiu a patente para um sistema que permite criar um mercado on-line de ficheiros de música, filmes ou livros em segunda-mão.
O conceito prevê que o utilizador armazene os seus ficheiros numa conta algures numa cloud gerida pela Amazon. À medida que esse mesmo utilizador vai perdendo o interesse em determinados ficheiros pode recorrer ao mercado para tentar vendê-los, descreve a NewScientist. Quando vende algum ficheiro, o utilizador perde o acesso ao ficheiro, e completa o ciclo.
A Amazon não fornece detalhes sobre a possibilidade de transferir os ficheiros para fora das contas que o utilizador mantém no serviço.
Quando entrar no mercado a Amazon não estará só: hoje, a ReDigi tenta sair do desconhecimento da maioria da população com uma solução que garante que, depois de feito o upload, o vendedor tem mais nenhum cópia daquele ficheiro no respetivo dispositivo. O serviço já está disponível nos EUA e deverá fazer a estreia em breve na Europa.