Por vezes, uma password segura não serve para proteger os nossos dados. Foi isto mesmo que o jornalista Mat Honan da Wired descobriu na passada sexta-feira, quando um hacker conseguiu ganhar acesso à sua conta iCloud com a ajuda de um funcionário do serviço de apoio da Apple.
Depois de ganhar acesso à sua conta de iCloud, o hacker conseguiu aceder à conta de Gmail e de Twitter, bem como acesso à conta de Twitter do Gizmodo, local para onde havia trabalhado.
Em menos de cinco minutos, o hacker apagou remotamente o iPhone, iPad e MacBook Air do jornalista, deixando-o sem forma de comunicar e apagando anos de informação pessoal.
Depois de algumas horas a tentar recuperar o controlo das suas contas, Honan diz que foi contactado por alguém alegando que havia conseguido entrar nas suas contas porque tinha conseguido enganar um funcionário da Apple. Honan confirmou com a Apple que a história era verdadeira, e que o hacker tinha conseguido convencer um funcionário da Apple de que era o jornalista. O mais grave desta história é que o hacker nem precisou de responder às perguntas de segurança para dar início ao reset da conta de iCloud do jornalista.
Honan diz que enviou, entretanto, um email a Tim Cook e ao departamento de relações públicas da Apple para que possam comentar o que aconteceu. “Quero dar à empresa um pouco mais de tempo para rever os seus processos internos, mas deverá ser tão simples quanto uma mudança de política”, diz o jornalista, relativamente aos processos de segurança do iCloud. “Até agora, ainda não obtive qualquer resposta da Apple”.