No dia 27 de janeiro de 2010, Steve Jobs deu a conhecer ao mundo o primeiro iPad. Nesse mesmo dia, a Global Access, uma empresa sedeada na Ilha de Man, Reino Unido, registou o endereço ipad3.com.
Na altura, o registo do endereço não chegou a desencadear o alerta do gabinete jurídico da Apple, que provavelmente se encontrava atarefado em resolver outros casos de endereços com outras denominações comerciais. Dois anos passados, o endereço ipad3.com recuperou o destaque esperado aquando do registo inicial: Em março a Apple lançou um terceiro iPad para as lojas e o endereço ipad3.com voltou a valorizar-se. O novo tablet foi apresentado ao mundo como sendo o «novo iPad», mas a verdade é que boa parte dos consumidores persiste em chamar a este dispositivo iPad 3, para o diferenciar das duas versões anteriores.
Para garantir a propriedade do endereço, a Apple decidiu iniciar um processo na OMPI. Este poderá ser apenas um episódio entre muitos que a Apple terá de protagonizar para garantir a propriedade plena dos endereços relacionados com o iPad. De acordo com a Domain Name Wire, há pelo menos mais 22 endereços registados por empresas que não a Apple que tentam tirar partido do lançamento das próximas 22 versões do iPad (ipad3.com; ipad4.com; etc., etc. até ao ipad25.com).
Nos últimos tempos, os advogados da Apple têm multiplicado esforços na recuperação de endereços relacionados com as marcas da empresa. O endereço iPhone5.com foi o mais recente caso de disputa, que foi atribuído à Apple depois de um processo iniciado na OMPI.
Em 2011, a Apple conseguiu garantir igualmente a propriedade de oito endereços relacionados com o iPhone. Em contrapartida, os endereço ipadmini.com e miniipad.com são detidos por pessoas externas à Apple. Até quando?