Com apenas alguns dias de funcionamento, a YoubeQ conseguiu juntar utilizadores de 83 países que podem "viajar" pelo mundo através de avatares que também são usados para socializar ou meter conversa quando se cruzam.
O projeto foi desenvolvido pela iNovmapping e é apresentado como pioneiro no que toca à integração do serviços como o Google Earth em redes sociais.
De acordo com um comunicado da Universidade de Coimbra, a YoubeQ está, por enquanto, confinada ao uso em computadores, prevendo-se que em breve sejam lançados as primeiras versões para smartphones.
Os mentores do projeto dizem-se apostados em aprofundar cada vez mais a mescla entre o que os utilizadores fazem no mundo real e o que os respetivos avatares revelam no mundo virtual dominado pelos mapas e pelas fotos do Google Earth. Rogério Coelho, líder da iNovmapping, dá um exemplo de como estas duas realidades paralelas se podem cruzar:"se o utilizador estiver a conduzir, começam, de imediato, a aparecer automóveis no cenário porque a rede, por assim dizer, absorve o ambiente real".