O Facebook decidiu avançar para uma "operação de limpeza" de páginas com frases polémicas sobre a violação de mulheres, por não estarem em conformidade com os regulamentos do portal.
De acordo com a BBC, os responsáveis do Facebook solicitaram aos gestores dessas páginas que aplicassem uma classificação que permite que os internautas identifiquem rapidamente o teor dos conteúdos em causa. Só que os responsáveis pelas páginas não aplicaram os "tags" e o Facebook avançou para a remoção compulsiva dessas contas que se dedicavam a divulgar piadas de mau gosto.
Entre os conteúdos polémicos encontrava-se uma página com o título "Tu sabes que ela apenas está a fazer-se difícil quando a persegues no meio de uma ruela".
O portal justificou a intervenção da seguinte forma: "no Facebook, não há espaço para conteúdos odiosos, ameaçadores ou que incitam a violência".
Apesar desta declaração, o Facebook pretende manter o equilíbrio entre liberdade de expressão dos internautas e censura de conteúdos odiosos. E por isso, ainda é possível descobrir algumas páginas com piadas de mau gosto no Facebook, que respeitam o regulamento e estão classificadas como humorísticas.
Os grupos de ativistas receberam com agrado a intervenção do Facebook, mas lembram que a remoção das páginas com piadas de mau gosto não chega. Pelo que tudo leva a crer que a polémica se vai manter nos próximos tempos.