
Num evento organizado pelo jornal britânico Guardian, Vint Cerf avisou que a arquitetura "fechada" da Facebook é acompanhada pelo risco de a empresa não conseguir acompanhar o público que necessita de um standard aberto para que possa, facilmente, saltar de website em website.
Cerf estabeleceu depois uma comparação entre a Facebook e outras empresas como a AOL e a IBM. Ambas as empresas tiveram modelos de negócio fechados que posteriormente se tornaram irrelevantes ou obsoletos. Como exemplos, o evangelista-chefe da Google, falou do serviço original de Internet da AOL, que criava uma rede entre os utilizadores AOL, em vez de proporcionar um acesso à Internet e falou também dos sistemas de rede proprietários da IBM.
Segundo o jornal britânico, esta comparação pode significar que a Facebook não tem futuro se continuar a empregar uma arquitetura fechada. No entanto, é preciso notar que estas declarações chegam na semana em que a Google lançou ao público o lançamento da sua própria rede social, concorrente do Facebook – Google+.