
O novo serviço de música da RIM partilha o nome com o serviço mais popular da empresa, o BBM (BlackBerry Messenger). O BBM Music é um serviço de música baseado na nuvem, que foi construído para desempenhar também, a função de rede social.
O serviço permite ao utilizador criar um "perfil" de 50 músicas para partilhar com os amigos, com a possibilidade de trocar 25 faixas todos os meses. Desta forma, os utilizadores do serviço podem ouvir as músicas partilhadas pelos seus amigos sem a necessidade de pagar por elas.
O sistema também vai permitir comentários, a construção de listas de reprodução e a reprodução aleatória de toda a lista de músicas proveniente dos "amigos". O suporte de offline também está previsto, "para que os utilizadores possam disfrutar da música mesmo quando não existe uma rede disponível", afirma a empresa.
O sistema vai ser gerido pela Omnifone. Entretanto a RIM assinou contratos com as editoras Sony, Warner e EMI para garantir o serviço. No entanto, se o utilizador desejar comprar uma música, terá de o fazer através da loja de mp3 da Amazon.
Os testes já começaram no Reino Unido, Estados Unidos e no Canadá e o lançamento oficial deve acontecer até ao fim do ano. O serviço vai custar cinco dólares (menos de €3,50) e vai apenas funcionar com a última versão do BBM instalada.
Acha que serviços deste tipo podem vingar no nosso país tendo em conta os preços, e os limites, dos tarifários de dados nas redes móveis?