O Smartcloud arrancou hoje na web com 16 serviços que estão repartidos em quatro "famílias": recursos de TI (servidores, alojamento de sites); segurança (back ups); aplicações (software de gestão); e colaboração (e-mail, sincronização).
O serviço, que também está disponível para empresas que não sejam clientes da PT, pressupõe apenas o registo no portal do Smartcloud.
Uma vez registados, os clientes empresariais podem solicitar as ferramentas de que necessitam e determinar o período de utilização (os custos variam consoante o número de utilizadores de cada empresa). Na maioria dos casos, o período de utilização não pode ser inferior a um mês, apesar de ser possível contratar algumas soluções apenas por um dia.
Algumas aplicações também permitem escolher os módulos contratados.
Os responsáveis da PT informaram ainda que pretendem enriquecer, durante os próximos tempos, a oferta do Smartcloud com serviços e aplicações de grandes marcas consagradas e também de produtoras de tecnologias portuguesas (em Junho, o Office 365, da Microsoft já deverá fazer parte do pacote de oferta).
Além da possibilidade de ajustar a qualquer momento as ferramentas disponíveis às necessidades das empresas, a PT elege como virtude do Smartcloud uma redução de custos totais de licenciamento, manutenção e prestação de serviços de 20% a 50% face aos valores praticados no circuito comercial tradicional.
Com o Smartcloud, a PT compromete-se a disponibilizar as atualizações mais recentes de todos os serviços e aplicações. O novo serviço de revenda de softwarte e recursos tecnológicos também deverá contar com uma equipa especializada na assistência técnica e no helpdesk.
Em contrapartida, os fornecedores de serviços e aplicações deverão proceder a uma partilha de receitas com a PT para marcar presença no Smartcloud.