A Ensitel resolveu voltar atrás e retirar a ação judicial contra a blogguer Jonasnuts, depois de as redes sociais terem sido inundadas de comentários de pessoas indignadas com o processo.
A decisão foi comunicada no Facebook da empresa. Na nota, pode ler-se que "nos últimos dias temos ouvido as vossas opiniões. Nunca foi nossa intenção limitar a liberdade de expressão da Maria João Nogueira, mas apenas assegurar a defesa da nossa marca. Mas vemos agora que a nossa atitude não foi a mais adequada e por isso vamos retirar de imediato a acção judicial".
A empresa acrescenta que "pretendemos também, no futuro, estar mais atentos ao que os nossos clientes dizem online, de modo a podermos assegurar que a vossa experiência com a Ensitel é o mais positiva possível. Nesse sentido estamos a preparar novas maneiras de poderem comunicar connosco, sempre que tenham um problema numa das nossas lojas ou com um dos nossos produtos."
Recorde-se que o caso Ensitel e Jonasnuts decorre desde fevereiro de 2009, quando Maria João recebeu um telemóvel, alegadamente com defeito, e contou todos os passos por que passou para conseguir resolver a questão no seu blogue. Em dezembro de 2010, um tribunal terá ordenado a remoção de todos os posts em que Jonasnuts visava a Ensitel.
Esta ação do tribunal originou uma forte reação da comunidade do Twitter e do Facebook em Portugal, o que levou a dois comunicados da Ensitel.
A acusada já referiu em posts anteriores, durante esta semana, que só pede que a deixem em paz (e aos seus posts) e que não pretende indemnizações ou telemóveis novos.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***