A equipa NUGIT (de Norathian Underground Gnome Investigation Team) tem um longo trabalho pela frente: com o crescendo de popularidade de títulos como World of Warcraft, Everquest, Star Wars Galaxies e Free Realms abriu-se uma nova oportunidade de negócio para os profissionais do correio electrónico que anunciam e/ou vendem artefactos ou ferramentas virtuais específicas para jogos.
Em declarações reproduzidas pela Reuters, os responsáveis da NUGIT lembram que os spammers recorrem a métodos bastante profissionais, que prevêem a contratação de jogadores que, posteriormente, promovem a comercialização dos mais variados artigos virtuais.
Nestes casos, só os artigos vendidos são virtuais – as compras pressupõem sempre a transacção de dinheiro "real" em sites externos aos ambientes dos jogos.
Além de poderem perverter as regras do jogo, os spammers são encarados por muitos jogadores como incomodativos. O que levou a Sony Online Entertainment (SOE) a criar uma equipa especializada para investigação e patrulhamento dos jogos EverQuest, Star Wars Galaxies e Free Realms.
Mais de 295 mil contas já foram apanhadas nas "malhas da lei". Exceptuando o encerramento das ditas contas, os detectives da NUGIT pouco mais podem fazer – até porque estes títulos são jogados por milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, o que dificulta a intervenção dos polícias e tribunais reais.