Em finais de novembro, o Foreign Aid Department da Comissão Europeia albergou uma festa no metaverso para tentar ganhar a atenção das audiências mais jovens para o seu âmbito de atuação. No entanto, e apesar do investimento de quase 400 mil euros na plataforma, há registos de que apenas seis pessoas compareceram na gala do evento.
O departamento em questão apoia vários países no mundo, seja através de bolsas para países em vias de desenvolvimento, seja através de investimentos para reduzir a pobreza ou contribuições para a economia associada aos fenómenos climatéricos. Apesar do investimento de 387 mil euros na construção da plataforma no metaverso, também destinada a promover a iniciativa Global Gateway da União Europeia que prevê um investimento de 300 mil milhões de euros em novas infraestruturas para servir vários países, a festa parece ter estado longe de ter sido um sucesso.
O jornalista Vince Chadwick esteve presente na gala anunciada para o evento e conta que apenas estavam outros cinco convidados no evento. Após a troca de breves palavras, Chadwick apercebeu-se de que os outros convivas saíram do evento, ficando sozinho e relatando a experiência no Twitter.
A gala, segundo apurou o Euronews Next junto de fonte da Comissão Europeia, foi um evento online marcado para o período das 21h às 22h de 29 de novembro e serviu de apresentação para uma festa de praia de 24 horas, que se passava com um cenário tropical de fundo. “As nossas estatísticas mostram que 300 pessoas se ligaram à gala e que mais de cinco mil se ligaram nesse dia (29 de novembro)”. A mesma fonte explica que “consideramos que metaverso é uma abordagem inovadora para alcançar um público mais jovem que não lê notícias ou sites, embora reconheçamos que a interface de utilização poderia ser mais amigável e apelativa. Ainda assim, a plataforma está a ter um melhor desempenho do que os nossos sites tradicionais estáticos”.