O nome da vila francesa Bitche pode ser erradamente traduzido para um termo ofensivo em inglês. O algoritmo da Facebook caiu nessa confusão e a página da vila com cinco mil habitantes acabou por ser removida a 19 de março. A rede social admitiu o erro e acabou por restaurar a página no início desta semana apenas.
Benoît Kieffer, presidente da câmara, explica que a Facebook “informou-nos de que a nossa página, Ville de Bitche, já não estava online, porque ‘estava em violação das condições aplicadas às páginas de Facebook’ (…) Aparentemente, o nome da vila foi mal interpretado”, cita a BBC.
Durante o tempo que estiveram sem a página original, as autoridades apressaram-se a criar uma nova, com o nome Mairie 57320, em referência ao código postal da região.
O presidente da câmara realça que “o que aconteceu à vila de Bitche demonstra que as ferramentas de moderação são insuficientes e limitadas”, contando ainda que recebeu uma chamada telefónica do presidente da Facebook França para pedir desculpa pelo sucedido. Kieffer convidou-o a ir com Mark Zuckerberg visitar a cidade fortificada.
Outra cidade da região, Rohrbach-lès-Bitche, acabou por renomear a sua página oficial para ‘Ville de Rohrbach’ na segunda-feira, talvez temendo igual ‘apagão’.