Um vídeo de dez segundos, uma obra de arte de Beeple (Mike Winkelmann), foi autenticado com blockchain e vendido por 67 mil dólares em outubro do ano passado. Agora, passados alguns meses, o colecionador de arte Pablo Rodriguez-Fraile vendeu-o por 6,6 milhões de dólares. A obra é um NFT (de non-fungible token), um novo tipo de bem digital que tem vindo a ganhar popularidade entre entusiastas e investidores. A expressão de non-fungible remete para a característica de que o bem não pode ser trocado por outro, numa operação de item por item, por oposição a bens fungible que o podem ser, como o dinheiro, ações ou barras de ouro.
Este tipo de bens, que vão desde obras de arte digitais, cartões de desporto ou terras em ambiente virtual, assemelham-se aos nomes de domínio dos primórdios da Internet, compara a Reuters. A OpenSea é um dos mercados usados para a troca de NFT e regista um aumento do volume de vendas de fevereiro para os 86,3 milhões de dólares, mais que os 8 milhões registados em janeiro e muito mais do que os 1,5 milhões de há um ano.
O vídeo que vale milhões é uma representação gerada por computador e mostra o que parece ser um gigantesco Donald Trump despenhado no chão e com o corpo repleto de slogans. Tal como muitas das áreas de investimento de nicho, esta pode ser uma aposta arriscada, no sentido em que a popularidade pode diminuir rapidamente ou, por outro lado, podem surgir operadores fraudulentos a tentar fazer-se passar por outros, com recurso a pseudónimos.
A casa de leilões Christie’s lançou agora a sua primeira venda deste género, exclusivamente focada em arte digital, com uma colagem de cinco mil imagens, também assinada por Beeple, que existe exclusivamente como NFT. O leilão já atingiu três milhões de dólares, com o período de licitações a terminar a 11 de março. “Estamos em território desconhecido. Nos primeiros dez minutos, tivemos centenas de licitações de 21 investidores e chegámos ao milhão de dólares”, conta Noah Davis, especialista em arte contemporânea e pós-guerra da Christie’s. A leiloeira anunciou que vai passar a aceitar pagamentos na cibermoeda Ether.
O aumento do interesse neste segmento coincide com o aumento de vendas online registado durante uma era marcada por confinamentos. A popularidade dos NFT pode também ser relacionada com o site Top Shot, da National Basketball Association dos EUA, que permite aos utilizadores comprar e trocar vídeos sob a forma de destaques dos jogos de basquetebol realizados. Em apenas cinco meses, a plataforma conta com mais de cem mil compradores e totalizou 250 milhões em vendas. A NBA consegue royalties por cada transação efetuada. Cada item trocado tem um número de série único o que garante a sua raridade e proteção.
A maior transação efetuada data de 22 de fevereiro e incide sobre um vídeo de um afundanço de LeBron James que foi vendido por 208 mil dólares.