O Ennätystehdas é um programa de televisão da Finlândia no qual se tentam bater recordes. Desta feita, os criadores decidiram colocar nove ciclistas dentro de estúdio a pedalar e recolheram a energia gerada para alimentar a bateria de um Tesla, que também estava no estúdio. O grupo de nove ciclistas gerou 1 kW durante 20 minutos. Assumindo que conseguiam manter o ritmo por mais quarenta minutos, estaríamos a falar de 1 kWh de energia e, se mantido indefinitivamente, 85 horas para recarregar uma bateria de 85 kWh.
O The Next Web fez as contas e traçou as comparações: na rede Supercharger, é possível carregar a bateria de um Tesla do 0 aos 80% em menos de uma hora, graças à capacidade de 150 kW. No caso humano, para se conseguir o mesmo feito, precisaríamos de 1350 ciclistas semelhantes aos profissionais usados na Finlândia para conseguir 150 kW de energia de forma sustentada. Se se recorresse a ciclistas menos profissionais, provavelmente seria necessário o dobro de pessoas a pedalar.
Veja o vídeo com um excerto do programa de TV, publicado no YouTube.
Num conteúdo relacionado, há este vídeo que mostra um atleta recordista alemão, Robert Forstemann, AKA Quadzilla, a gerar energia suficiente para alimentar uma torradeira.