A Samsung enviou uma notificação para os smartphones da marca em vários países do mundo, incluindo Portugal. A notificação apenas mostrava o número “1”, seguido de outro número “1” e quando alguém carregava na mensagem nada acontecia. Entre o pouco que se sabe sobre este episódio é que o envio da notificação está associado ao serviço “Localizar o meu telemóvel”, uma ferramenta para encontrar o telemóvel caso o tenha perdido ou sido roubado, motivo que deixou alguns utilizadores em alerta.
Os relatos da notificação enviada pela Samsung começaram a multiplicar-se nas redes sociais e o problema não parece estar circunscrito a geografias específicas. Até ao momento a tecnológica sul-coreana ainda não emitiu um comunicado com explicações sobre o que motivou o envio em massa desta notificação. Mas a conta de suporte da Samsung Mobile no Reino Unido já admitiu que o envio foi “não intencional” e que a notificação “não tem efeito” no smartphone dos utilizadores.
“Recentemente, uma notificação do ‘Localizar o meu telemóvel 1’ ocorreu num número limitado de dispositivos Galaxy. Esta foi enviada de forma não intencional durante um teste interno e não tem efeito nos vossos dispositivos. Pedimos desculpa por qualquer inconveniente que isto possa ter causado aos nossos clientes”, lê-se na mensagem.
“A notificação em questão foi enviada inadvertidamente para um número limitado de dispositivos Galaxy. Podemos garantir aos nossos utilizadores que esta notificação em nada irá afetar o funcionamento dos seus dispositivos. Lamentamos sinceramente o incómodo causado aos nossos clientes e iremos assegurar que no futuro não aconteça um incidente desta natureza”, disse , mais tarde, a Samsung Portugal em comunicado.
Atualização: Notícia atualizada com o comunicado da Samsung Portugal