Um hacker acedeu à câmara de vigilância instalada num quarto da casa de uma família norte-americana e usou o sistema de voz para falar com uma criança de oito anos, dizendo que era o Pai Natal e incitando à destruição do quarto. A criança, assustada, pediu ajuda à mãe que acabou por desligar o equipamento. Um vídeo que mostra parte da situação tem sido partilhado em vários meios de comunicação e nas redes sociais.
De acordo com o canal americano WMC5, que noticiou o caso, a criança não estava no quarto, mas estranhou quando ouviu música a ser reproduzida. Quando lá chegou, uma voz começou a falar com a menina de oito anos dizendo que era o Pai Natal. «Não queres ser minha amiga?», questionou a voz.
Segundo o relato da mãe da criança, Ashley LeMay, a voz também estava a incitar a menina a destruir o quarto. «Eles podem tê-las visto a dormir, a trocar de roupa. Eles podem ter visto várias coisas», disse.
A câmara que estava instalada no quarto era da tecnológica Ring, uma empresa da Amazon, que já fez saber que a intrusão não está relacionada com a uma falha de segurança no equipamento, apontando para que o acesso tenha sido conseguido através da conta de utilizador.
«Devido ao facto de os clientes usarem muitas vezes o mesmo nome de utilizador e palavra-chave para diferentes contas e subscrições, pessoas mal intencionadas muitas vezes reutilizam credenciais roubadas ou divulgadas de outros serviços», comentou a Ring a propósito do caso.