
O projeto foi desenvolvido pela Phantom Works, a unidade da Boeing para protótipos avançados. O Bird of Prey foi mantido como classificado e só depois é que se começaram a revelar alguns dos detalhes. Este protótipo foi um dos primeiros a ter uma estrutura constituída por uma grande peça, ferramentas de baixo custo e a usar um design criado em realidade virtual 3D para diminuir os custos e assegurar um bom desempenho, noticia o Gizmodo.
Esta aeronave conseguia atingir as 300 milhas por hora (cerca de 450 km/h) e ir até aos 20 mil pés de altitude. As medidas de Bird of Prey eram uma envergadura de 13 pés, comprimento de 47 pés e um peso a rondar os 3400 kgs.
O “pai” do Bird of Prey é Alan Wiechman que assinou vários projetos premiados na Phantom Works. Em outubro de 2002, os trabalhos no avião foram desclassificados e tornados públicos. A razão para isso é que «as tecnologias e capacidades desenvolvidas já se tornaram standards da indústria e já não é necessário esconder a existência da aeronave», justifica a Boeing.
A empresa investiu mais de 67 milhões de dólares no projeto, mas o avião nunca mais terá sobrevoado os céus da Area 51, desde 2002.