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A Grow Your Own … Life After Nature está aberta ao público até 1 de novembro e pretende passar uma mensagem forte. De acordo com o Gizmodo, Christina Agapakis e Sissel Tolaas querem chamar a atenção para a obsessão da sociedade com a anti-sepsia. O queijo simboliza um “organismo modelo” e reflete a consciência de que o corpo humano é um superorganismo, com a influência das comunidades de micróbios na saúde das pessoas.
Cada queijo apresentado foi feito com base em colheitas feitas numa pessoa, apresenta um cheiro único e é composto por um conjunto único de micróbios.
Os artistas pretendem alertar para a possibilidade de se usar a biologia sintética para transformar os micróbios em máquinas úteis para uma nova bioeconomia. Há uma série de artigos que podem ser criados com estas técnicas, como comida ou biossensores.
«Não só moramos num mundo biológico rodeados de ricas comunidades de microorganismos, como moramos num mundo cultural que enfatiza a anti-sepsia total (…) Pode o conhecimento e a tolerância a culturas de bactérias na nossa comida ajudar a aumentar a nossa tolerância às bactérias nos nosso corpos?», lançam os autores desta exposição.