De acordo com o Mashable, a tecnologia chama-se MoodScope e permitiria classificar automaticamente o estado mental dos utilizadores como tenso, feliz, perturbado, aborrecido, calmo, stressado ou excitado. A tecnologia está a ser desenvolvida pela divisão Microsoft Research na Ásia e permitiria partilhar a informação automaticamente em redes sociais como o Facebook.
Os investigadores responsáveis pelo trabalho de investigação, dizem: “Problemas de privacidade à parte, estes estados de espírito poderiam melhorar as redes sociais ao permitir que os utilizadores partilhassem estados de espírito automaticamente. Os utilizadores seriam capazes de perceber melhor quando e como comunicar com os outros”. Os investigadores acrescentam ainda que “os sensores de humor poderiam permitir aos utilizadores comunicar digitalmente de uma forma mais aproximada ao que acontece na vida real (…)”.
Segundo o relatório, a Microsoft já construiu um protótipo capaz de perceber a nossa disposição com uma precisão de, em média, 66%.