A Canon voltou a elevar a fasquia na área da captação de imagem com o lançamento de um novo sensor CMOS de 35 mm (full frame) e com 410 megapíxeis de resolução. Este sensor é capaz de captar imagens com 24.592×16.704 píxeis, o equivalente a 24K de resolução. Em termos comparativos, é 12 vezes superior à resolução 8K e 198 vezes superior à resolução HD.
Segundo a Canon, trata-se do maior número de píxeis jamais alcançado num sensor de 35mm. Por agora, este avanço não se destina às câmaras digitais de consumo. “O sensor foi projetado para aplicações industriais, como vigilância e medicina, que requerem resoluções extremas e estão dispostas a pagar um preço elevado”, explica a Canon em comunicado.
Inovação tecnológica
O novo sensor utiliza um padrão de circuito redesenhado e uma estrutura empilhada retroiluminada, na qual os segmentos de píxeis e de processamento de sinal estão intercalados. Graças a esta arquitetura, o sensor atinge uma velocidade de leitura de 3.280 megapíxeis por segundo, permitindo capturar imagens em resolução total a uma velocidade de oito fotogramas por segundo.
A Canon também desenvolverá uma versão monocromática deste sensor, equipada com uma função de “binning” (agrupar dados) de quatro píxeis. Esta técnica melhora a sensibilidade à luz fraca ao combinar quatro píxeis adjacentes como um só. Embora reduza a resolução geral, permite captar vídeos monocromáticos a 100 megapíxeis e 24 fotogramas por segundo.
Resoluções tão altas geralmente exigem sensores maiores e equipamentos de grandes dimensões. Com esta tecnologia num sensor de apenas 35 mm, compatível com muitas lentes full-frame, torna-se possível desenvolver equipamentos de captação mais compactos.
O sensor vai ser exibido ao público no pavilhão da Canon na SPIE Photonics West, uma das principais conferências globais de ótica e fotónica, que decorrerá em São Francisco, nos EUA, de 28 a 30 de janeiro de 2025.