A SFMTA (de San Francisco Municipal Transportation Agency) celebrou um contrato com a Hitachi Rail, no valor de 212 milhões de dólares (cerca de 195 milhões de euros ao câmbio atual), para modernizar o sistema de gestão de comboios que, atualmente, depende de disquetes de 5,25 polegadas. O sistema de controlo ATCS (de Automatic Train Control System) foi instalado em 1998 e, apesar de estar a funcionar perfeitamente, constituiu um ponto de risco por se tratar de uma tecnologia datada e por exigir conhecimentos de como era a programação na década de 1990.
“Quando um comboio entra no subsolo, o seu computador a bordo liga-se ao sistema de controlo para movimentar o comboio em modo automático, onde o comboio conduz sozinho com os operadores a supervisionar. Quando sai do subsolo, desliga-se do ATCS e retomam a operação manual nas ruas”, conta Michael Roccaforte, porta-voz da SFMTA. A tecnologia, quando foi instalada, tinha um ciclo de vida estimado de 20 a 25 anos, o que significa que devia ter sido modernizada em 2023, detalha o ArsTechnica.
Em 2018, a SMFTA iniciou o plano de modernizar a solução até 2028, para passar para um sistema sem disquetes. Com a pandemia da Covid-19, os trabalhos tiveram de ser adiados. Agora, a 15 de outubro, foi firmado um acordo com a Hitachi Rail para implementar um sistema mais moderno e, com os 212 milhões de dólares, assegurar um serviço de suporte nos próximos 20 a 25 anos. A Hitachi Rail é especialista neste segmento, gerindo comboios em mais de 50 países, incluindo o comboio-bala do Japão.
Este contrato faz parte de um plano geral de modernização dos sistemas ferroviários de São Francisco, que tem um orçamento total de 700 milhões de dólares, também para substituir o sistema de cabos usado para enviar dados entre servidores e veículos.