A Oura continua a acrescentar funcionalidades ao anel inteligente, de forma a poder dar mais informação aos utilizadores sobre a sua saúde em geral (e antecipando a chegada do rival Galaxy Ring). Em breve, os anéis da terceira geração (Oura Ring Gen 3) vão ser capazes de aferir a idade do coração do utilizador e ainda medir outras métricas relacionadas com a saúde cardiorrespiratória, para ajudar a monitorizar a saúde a longo prazo.
“Com estas funcionalidades, estamos a introduzir a ideia de saúde a longo prazo. Quais são as coisas que estás a fazer atualmente? Como é que estão a contribuir para a tua saúde a longo prazo, a tua esperança de vida saudável, a tua longevidade?”, questiona Shyamal Patel, responsável científico da Oura, em declarações à publicação The Verge. “A idade cardiovascular e a capacidade cardíaca são métricas que podes realmente influenciar”.
A empresa vai comparar a idade do sistema cardiovascular com a idade cronológica do utilizador, recorrendo aos sensores PPG (de fotopletismografia) para medir a rigidez das artérias. A lógica seguida pela Oura é de que quanto maior for a rigidez das artérias, menos eficiente é o sistema vascular, exigindo mais força do coração e provocando mais desgaste do órgão.
O anel inteligente vai analisar dados durante 14 dias e depois começar a informar se a idade estimada do coração do utilizador está acima, abaixo ou em linha com a sua idade cronológica.
O anel vai ainda ser capaz de estimar o volume de oxigénio máximo (VO2 Max), uma métrica que mede a saúde cardiorrespiratória do utilizador, que vai ser aferida depois de o utilizador andar durante seis minutos o mais rápido que conseguir. Quanto mais alto o valor, em teoria, melhor o desempenho no desporto, mas a Oura quer divergir do foco desportivo aqui. “Qualquer coisa que se possa fazer para melhorar a capacidade cardiorrespiratória vai ter impacto na saúde a longo prazo”, explica Patel.
As novidades dos Oura Ring Gen 3 vão começar a estar disponíveis, através de uma atualização de software, a partir do final deste mês.