O robô mais recente da Lenovo ainda não foi mostrado oficialmente, mas já apareceu na iF Design Award, onde despertou o interesse. Este cão robotizado tem seis pernas e promete um grande potencial de manobras. É impossível não reparar nas semelhanças entre este aparelho e o Spot da Boston Dynamics, que já teve várias aplicações no mundo real.
A grande diferença da aposta dos investigadores da Lenovo é mesmo o par extra de patas que confere ao Daystar Bot GS, o que em teoria lhe dá uma maior flexibilidade de manobras e estabilidade. Apesar de não haver qualquer data oficial, estima-se que este ‘cão robotizado’ chegue a alguns mercados asiáticos ainda este ano, noticia o New Atlas.
A Daystar, unidade da Lenovo especializada em robôs, já tem quatro robôs industriais como o bot com rodas D1 que patrulha e monitoriza instalações, o X1 de quatro rodas que tem também um braço robotizado e uma torre de visão e uma sonda S1 que pode ser teleoperado através de óculos de Realidade Aumentada. E tem também o cão robô de quatro patas Q1, que consegue navegar por ambientes complexos.
O GS vai ter sensores virados para a frente, um LiDAR e radar com “algoritmos de perceção avançados” para conseguir navegar, contornar obstáulos e inspecionar instalações industriais. As suas capacidades podem ser melhoradas com outros equipamentos, como câmaras ou um braço robotizado.