A marca alemã Cherry lançou o switch para teclado MX Ergo Clear, cujo design e mecânica são inspirados numa proposta avançada pela comunidade no fórum GeekHack em 2011. O original Ergo Clear, de há uma década, é um ‘frankenswitch’, onde utilizadores misturam livremente componentes e interruptores para obter diferentes sensações de tato nas teclas. Neste caso em concreto, podemos encontrar elementos do Cherry MX Clear e do Cherry MX Black, com uma mola mais leve e um relevo mais saliente. As molas mais leves dos Cherry MX Blue, Brown ou Red têm vindo a ganhar popularidade entre os modders dos teclados.
A proposta da Cherry é precisamente pegar no design vencedor, que tanto agradou à comunidade, e torná-la num produto oficial, indicado mesmo para os utilizadores menos experientes. Ao submeter a criação ao seu controlo de qualidade, a Cherry garante agora que o teclado resiste a 50 milhões de atuações, sem qualquer perda no tato. Para a lubrificação, a empresa anuncia estar a usar um componente de elevado desempenho e que assegura as condições durante um período de tempo mais alargado.
Muitos entusiastas já estavam a recorrer a switches parecidos com os do Ergo Clear, mas produzidos por rivais da Cherry, incluindo os Zealio, feitos pela Gateron. Com a patente expirada, muitos fabricantes começaram a produzir os seus próprios switches inspirados no desenho do Cherry MX.
Ainda não se conhecem os preços ou datas de lançamento deste novo switch em teclados mecânicos, mas sabe-se que estará disponível em versões RGB e não RGB e com combinações de três e cinco pinos.