Durante uma apresentação no Intel Technology Tour 2022, a fabricante de chips revelou que pelo menos um dos processadores da 13ª geração vai conseguir atingir os 6 GHz de velocidade logo de raiz e vai ser capaz de chegar aos 8 GHz com overclock. Esta premissa coloca a Intel, em teoria, à frente da AMD, que revelou recentemente que o novo processador de topo vai atingir os 5,7 GHz.
A 13ª geração da Intel, conhecida por Raptor Lake, promete ainda uma melhoria de desempenho de 15% em tarefas que usam um único núcleo de processamento e de 41% em tarefas que tiram partido da capacidade multi-núcleo do chip, noticia a publicação Tom’s Hardware.
As velocidades de relógio ‘brutas’, por si só, não são significativas de vantagem total, mas podem configurar uma importante diferenciação de marketing e dar à Intel uma ligeira vantagem competitiva na recorrente batalha com a AMD neste segmento.
Ainda não se conhecem muitos mais pormenores da série Raptor Lake, como as diferentes configurações, preços e datas de lançamento. A Intel tem marcado um evento de Inovação para 27 de setembro no qual se espera que sejam apresentadas mais informações sobre esta geração. Coincidentemente (ou não) é esta a data de apresentação da AMD para os processadores Ryzen 7000.