A Xiaomi confirmou em comunicado estar a trabalhar com a Leica numa “cooperação estratégica de longo prazo” e revelou que o primeiro smartphone desenvolvido pelas duas empresas chega ao mercado em julho. A fabricante centenária de câmaras e lentes foi parceira da Huawei nos últimos cinco anos e colaborou também com a Sharp para criar um smartphone com a sua marca e que foi lançado apenas no Japão.
O comunicado não traz grandes detalhes, contendo uma citação do CEO Lei Jun que caracteriza a cooperação entre as duas marcas como trazendo “uma colisão e fusão sem precedentes e profundas em design ótico, orientações estéticas, preferências de imagem e tecnologias inovativas”. A expetativa do mercado é que o novo smartphone eleve para outro patamar o sistema de câmaras fotográficas integrado nos aparelhos Xiaomi.
O XDA Developers adianta que o telefone a ser lançado já em julho com a chancela das duas marcas deve ser o Xiaomi 12 Ultra, já com Snapdragon 8 Plus Gen 1 e, presumivelmente, lentes Leica.